O AMOR DE DEUS

 


Falar sobre o amor de Deus é falar sobre a essência do próprio Deus, pois "Deus é amor" (1 João 4:8). Mas como esse amor se manifesta? Como podemos ter certeza dele? O apóstolo João nos dá a resposta mais clara e poderosa: "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou, e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4:9-10).

O amor de Deus foi demonstrado de forma concreta e sacrificial:

  • Ação Iniciadora: O amor não começou conosco; mas com Ele nos amando primeiro, sendo pecadores e indiferentes a Ele (Romanos 5:8).
  • Envio do Filho: A maior prova desse amor foi Deus enviar Seu único Filho, Jesus, ao mundo, Seu bem mais precioso.
  • Propósito de Vida: O objetivo desse envio foi para que vivêssemos por Ele. Jesus veio trazer vida abundante e eterna àqueles que estavam mortos em seus pecados.
  • Sacrifício Propiciatório: O clímax desse amor está na morte de Jesus pelos nossos pecados. Jesus satisfez a justa ira de Deus contra o pecado, desviando-a de nós e tornando possível nossa reconciliação com o Pai. Ele pagou a dívida que não podíamos pagar.

O amor de Deus não é baseado em nossos méritos, mas na Sua própria natureza graciosa. É um amor que nos busca, nos perdoa, nos restaura e nos dá vida verdadeira.

  • Você já parou para meditar na profundidade desse amor?
  • A cruz de Cristo é a maior declaração de amor que o universo já viu.
Saber que Deus nos amou dessa maneira deve mudar tudo em nossa vida: nossa segurança, nosso valor próprio, nossa motivação para amar a Ele e aos outros (1 João 4:11, 19). Que possamos receber, descansar e viver à luz desse amor incomparável.

Oração:

Ó Deus, que és a própria essência do Amor! Venho a Ti maravilhado e constrangido pelo Teu grande amor por mim. Sei que o verdadeiro amor não começou em mim, mas em Ti, que me amaste primeiro. Obrigado, Pai, por um amor tão sacrificial! Obrigado por não poupares Teu próprio Filho, mas O entregares por todos nós. Que eu possa viver por Ele, como filho amado, refletindo Teu caráter e compartilhando Teu amor com o mundo ao meu redor. Que eu possa descansar na certeza de que nada pode me separar do Teu amor que está em Cristo Jesus. Em nome de Jesus, a expressão máxima desse amor. Amém.

Compartilhe esta mensagem de amor!

Comentários