PERDOAR?

 


O perdão é um mandamento central na vida cristã. Jesus falou extensivamente sobre ele, e os apóstolos o reforçaram. Paulo, por exemplo, nos exorta em Efésios 4:32: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." No entanto, todos nós sabemos como pode ser difícil perdoar na prática, especialmente quando a ferida é profunda. Por quê?

Algumas razões podem incluir:

  • Dor e Mágoa: Fomos feridos, e essa dor é real. Lidar com a emoção enquanto se busca perdoar é um processo.
  • Senso de Justiça: Queremos que haja consequências para quem nos feriu. Perdoar pode parecer 'deixar barato' ou ignorar a injustiça.
  • Orgulho: Nosso ego ferido quer se defender, guardar rancor, talvez até desejar vingança. Perdoar exige humildade.
  • Medo de Ser Ferido Novamente: Podemos ter medo de que, ao perdoar, estejamos abrindo a porta para sermos magoados de novo.
  • Confundir Perdão com Reconciliação ou Confiança: Perdoar é liberar a dívida e o rancor no nosso coração diante de Deus. Nem sempre a reconciliação total será possível ou que a confiança possa ser restaurada.

Então, como podemos superar essa dificuldade? A chave está na segunda parte de Efésios 4:32: "...como também Deus vos perdoou em Cristo." A nossa motivação e capacidade para perdoar vêm do fato de que nós mesmos recebemos um perdão imensurável de Deus através do sacrifício de Jesus. Quando Deus nos perdoa, somos constrangidos a estender essa mesma graça aos outros.

O perdão é uma decisão de obedecer a Deus e liberar o ofensor da dívida em nosso coração, entregando a justiça nas mãos de Deus. Peça a Deus força, lembre-se do perdão que você recebeu e escolha perdoar, mesmo que os sentimentos demorem a acompanhar.

Oração:

Senhor e Deus de todo o perdão. Chego a Ti reconhecendo que devo ser benigno, misericordioso e perdoar uns aos outros. Mas confesso, Pai, como isso é difícil! Pois, a dor é real, a injustiça parece grande, e a força para perdoar parece me faltar. Confesso minha luta, relutância e fraqueza nesta área. Que a magnitude do Teu perdão para comigo seja a nossa maior motivação para perdoar aqueles que me ofenderam. Se Tu me perdoaste, quem sou eu para reter o perdão a outros? Entrego a Ti a causa da justiça, confiando que Tu és o justo Juiz que fará o que é certo no Teu tempo. Quero viver livre, Pai, e o perdão é a chave. Capacita-me pelo Teu Espírito. Em nome de Jesus, que me ensinou a perdoar, oro. Amém.

Compartilhe o perdão e este material.

Comentários