"Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos." Provérbios 16:24.
A palavra é uma ferramenta poderosa de comunicação porque ela expressa nossa vida interior. Por elas expressamos nosso desapontamento e alegrias. A Bíblia diz que “a boca fala do que está cheio o coração”. As palavras do pecado endurecem o coração e produzem a ira. As palavras de Cristo produzem a salvação e saúde na vida diária. É neste contexto que Salomão descreve “palavras... que são saúde para os ossos”. O sistema ósseo é a estrutura de nossa sustentação, de nossa firmeza perante os abalos. Por isso, disse Jesus, “aquele que cumpre as minhas palavras” tem saúde para os ossos, adquire resistência diante das tempestades da vida.
No hebraico, a língua original do Antigo Testamento, a ideia é de palavras graciosas, gentis, que transmitem bondade, ternura e encorajamento. O mel, na cultura hebraica, era algo extremamente valioso, símbolo de prazer, doçura e nutrição. Representa algo que agrada e é desejável. Palavras boas não impactam apenas emocionalmente (alma), mas também fisicamente (corpo), trazendo bem-estar, alívio do estresse e até cura emocional e física. Elas aliviam os aflitos, confortam os tristes e acalmam os irados.
Deus nos chama a sermos instrumentos de cura por meio do que falamos - seja uma palavra de incentivo, um conselho sábio ou um simples elogio.
Oração:
"Senhor, peço que me ajudes a ter discernimento na escolha das minhas palavras, para que elas possam ser uma fonte de cura e bênção para mim e para os outros. Que eu possa usar minhas palavras para edificar, encorajar e transmitir amor e respeito por todos ao meu redor. Em nome de Jesus, amém."

Nenhum comentário:
Postar um comentário